Baixa procura pelo Exame Preventivo preocupa Saúde

Data: Quarta-feira, 25/08/2021 08:00

Um exame que é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuito tem sido ignorado por muitas mulheres em Castanheira. Trata-se do preventivo. Para reverter esta realidade, a Secretaria Municipal de Saúde está conclamando as mulheres a procurarem as unidades de saúde do município para efetuarem a coleta.

Para Rosimeire dos Santos Rocha Silva, coordenadora da UBS, o exame citopatológico (preventivo) é fundamental para a manutenção da boa saúde da mulher e deve fazer parte da rotina médica de todas, entre 20 e 64 anos, pois ajuda a evitar o aparecimento e desenvolvimento de uma série de complicações.

“Na realização do exame, podemos diagnosticar lesões no colo do útero e agente infecciosos, causadores de doenças como HPV, clamídia, sífilis, gonorreia, candidíase e tricomoníase”, destaca.

Sobre o procedimento lembra que, em caso de constatação de lesões ou alterações, tanto na coleta como no exame, equipe da Secretaria faz o encaminhamento para uma avaliação do ginecologista. Havendo confirmação diagnóstica, providencia-se o tratamento.

Preocupada com a baixa procura, ela faz um alerta: “Não espere aparecer sintomas para buscar atendimento ou fazer o exame, pois o câncer do colo uterino, por exemplo, é uma doença silenciosa”. Para sua realização é necessário que a paciente esteja há dois dias sem relação sexual, não ter feito uso de cremes, absorventes internos e nem realizado duchas vaginais.

Fatores de risco

Ainda sobre o câncer do colo do útero, observa que são fatores de risco o tabagismo, pílulas anticoncepcionais orais, dieta pobre em verduras e vegetais e relações sexuais antes dos 18 anos.

Locais de atendimento

Estão disponíveis para atendimento a Unidade de Saúde Urbana, no Bairro Guadalupe,  com a enfermeira Ana Paula Vargens, a Unidade Básica de Saúde Rural, no Bosque da Saúde, nas proximidades do Estádio Municipal, com a enfermeira Ana Paula Licheski e a Unidade de Saúde Básica Vale do Seringal, com a própria Rosimeire que deixa um recado final: “Não deixe a vida terminar por onde ela começa!”.