Vacinação-Covid 19: Crianças em perspectiva

Data: Sexta-feira, 21/01/2022 13:00

O início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 vai ter início em Castanheira. O roteiro inicial deve ser divulgado nas próximas horas.

A responsável pelo setor de imunização do município, Ana Paula Licheski, destaca que o Ministério da Saúde já definiu o cronograma.

Crianças com comorbidades ou com deficiência permanente devem ser os primeiros imunizados, seguindo-se crianças indígenas e quilombolas e crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid 19.

As crianças sem comorbidades serão imunizadas pela seguinte ordem: as que têm entre 10 e 11 anos, seguindo-se as que têm entre 8 e 9, 6 e 7 e finalmente as que têm 5 anos, na medida em que houver disponibilidade de imunizantes.

Paula esteve em Juína nesta semana, participando de uma capacitação sobre COVID 19 pediátrica, realizada pela Regional Noroeste de Saúde. Uma das orientações diz respeito a responsabilidade pelo ato.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes, manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, ela deve ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

A primeira

Sempre de bem com a vida, Eleuda Sant”Anna, 54, residente na linha 01, Comunidade Santa Emília, no Sítio Baixão Verde, diz que desejaria que sua neta fosse a primeira vacinada.

“Sou pela vacina, e acho que ela tem impedido muitas mortes; no meu caso, se for preciso vacinar 5, 6, 10 vezes, eu vacino!”, diz.