Esporte faz avaliação e projeta novos tempos

Data: Terça-feira, 15/02/2022 14:00

A equipe é pequena, mas a determinação em fazer é grande. Os desafios são grandes, mas o medo de não realizar é pequeno. Essas são filosofias que se enquadram no trabalho da Secretaria Municipal de Esportes. Movidos por elas, o Secretário Ernane Leitner e seu auxiliar imediato, Valdeci Galdino, estão animados em relação ao ano de 2022. Ao contrário do ano passado, em que as atividades presenciais estavam em “off”, neste ano as primeiras ações já estão em curso.

A propósito, nesta terça, 15, um projeto muito anelado pela comunidade esportiva, por focar  no amanhã,  começa a ser trabalhado em Castanheira: a escolinha de vôlei, ancorada no projeto Vôlei Cidadão, para crianças de 10 a 15 anos. O ponta pé inicial está marcado para as 17 horas, na quadra da Escola Estadual Maria Quitéria, que foi reformada em 2021.

Mas, consciente de sua responsabilidade como gestor, Ernane veio a público, nesta segunda-feira, 14, para fazer uma retrospectiva da caminhada no ano anterior. Mesmo com maior parte do tempo inviabilizando atividades presenciais, a pasta aproveitou as brechas do ano, para movimentar alguns setores.

Algumas programações já consolidadas no município, como o Campeonato de Futsal, em formato menor, agora denominado Copa de Futsal, no Ginásio Municipal,  o Torneio de Vôlei de Areia da Praça 04 de Julho e o Passeio Ciclístico, no Dia da Criança, em outubro, foram realizados. Neste dia mais de 1000 picolés foram distribuídos.

Novidades? Sim! Por ocasião do vôlei de areia, na Praça, a Secretaria incorporou o Futevôlei, com aprovação geral. O I Campeonato de Video Game, entre junho e julho, deu visibilidade as feras do esporte em Castanheira. O evento contou até com uma atração de peso para os aficionados, que foram as narrações de Irving Costa, de Cuiabá, conhecido como “O Irreverente”, nos eventos do gênero promovidos pela Federação de Videogame do Estado. No aniversário da cidade, em julho, com atividades cotivas suspensas, por causa da Covid 19, o único evento, uma Live nas redes sociais, teve apoio da Secretaria.

Voltando ao início da temporada, a Secretaria Municipal de Esportes está reeditando o mutirão de limpeza nos principais espaços esportivos da cidade, como o Estádio Municipal, e reiniciando os trabalhos de outro projeto que tem dado bons frutos para o esporte local, que é a Escolinha de Futebol, sob o comando de Valdeci. Como a marca da pequena equipe é não temer os desafios, ele registra, em suas redes sociais, como moto de vida:  “Para quem tem fé a vida nunca tem fim!”. Que assim seja na realidade do esporte local: que a disposição em fazer mais nunca termine!