Ela veio, viu e ficou: a história de uma educadora

Data: Sexta-feira, 25/02/2022 00:57
Fonte: Vivaldo S. Melo

Alguém disse que tem todas as pessoas reagem da mesma forma diante da aposentadoria. No geral, contudo, o fato é comemorado com alegria. Foi o que aconteceu com Shirley Aparecida Cella de Andrade. Ela é destaque na volta de nossa série sobre funcionários da Prefeitura Municipal de Castanheira que marcaram e marcam presença em áreas distintas.

xxx

Sua ligação com Castanheira teve início numa visita das primas, Maria Odete e Odilia, em Altônia, Paraná, onde residia,  quando recebeu um convite, extensivo à irmã Maria Celi, para conhecer um novo lugar de oportunidades, no noroeste de Mato Grosso. Maria Odete era Secretária de Educação do município, emancipado em 1988.

O ano deste contato foi 1990. A informação era de que havia carência de professores. Shirley tinha acabado de concluir o Magistério. Em janeiro do ano seguinte, resolveram, ela e a irmã, deslocar-se para Castanheira. A viagem era longa, pois o percurso, à época já feito por outros conterrâneos, era de mais de 2 mil quilômetros, incluindo muitos trechos sem asfalto.

No tempo de sua chegada, a Escola Municipal Castanheira engatinhava. Ali assumiu a pré escola. A experiencia de sala de aula, com os futuros cidadãos de Castanheira, num tempo em que todo dia era bom, conforme nos lembra poesia de Kell Smith, e outros nove anos na Coordenação Escolar da mesma instituição,  confirmaria a vocação. Daí, o empenho em  aperfeiçoar-se em  Pedagogia e a especializar-se em Gestão em Educação Pública, pela UFMT.

Quando chegou o ano de 2021, a história desta filha de Deoclésio Ângelo Cella e Nadir Lourdes Lupis Cella, nascida em 09 de outubro de 1971, já incluía muitos capítulos locais, além destes, como o casamento, em 1992, com Agnaldo Rodrigues Andrade e o nascimento dos filhos Tiago e Fernanda. A aposentadoria, foi um dos mais importantes, por reverenciar seu trabalho sério e dedicado em 30 anos na educação.

Sua conquista foi destaque na última sessão do ano legislativo de 2021 da Câmara Municipal de Castanheira, quando, por indicação do vereador Lourival Alves Pereira, então presidente da Casa, recebeu Moção de Congratulação. Foi uma oportunidade de expressar diante de um público quer a conhecia de décadas, a Deus, aos familiares e a cidade de Castanheira. Neste caso, pelo acolhimento.