O município de Castanheira está aderindo ao Muxirum da Alfabetização, projeto da SEDUC-MT que visa diminuir a taxa de analfabetismo no Estado.
Desde 2017 alguns municípios já fazem parte da iniciativa, emblematicamente ancorada numa expressão de origem tupi incorporada ao linguajar cuiabano, com o significado de “mutirão” ou “fazer juntos”.
Designado pela Secretaria Municipal de Educação, Rosenir Monteiro Melo, para a coordenação local, o professor Lourival Alves da Rocha lembra que levantamento indica a existência de 250 pessoas analfabetas e outras 839 com limites extremos em leitura, precisando de alfabetização.
Com o avanço dos tempos, com novas tecnologias avançando, o cidadão comum enfrenta sérias dificuldades, dependendo de outros para algumas ações do cotidiano. “Queremos reduzir a taxa de pessoas com esses limites a 3% em nosso município”, diz Lourival.
Como será
O curso tem duração de 270 horas, distribuídas em seis meses, com carga horária mínima de 10 horas semanais, com turmas de no mínimo de 10 e o máximo de 14 alfabetizandos.
A Seduc garante a formação de coordenadores e de formadores de turmas, o custeio de bolsas aos alfabetizadores, material pedagógico, lanches para os alfabetizandos, a cessão de salas de aulas em prédios do Estado e demais necessidades.
A ação, coordenada pela Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais da SEDUC, é desenvolvida em parceria com as prefeituras municipais, igrejas, sindicatos, clubes de serviços, sindicatos rurais e outros segmentos organizados da sociedade mato-grossense. No caso de Castanheira, o governo municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, é o parceiro, oferecendo como contrapartida o local, que deve ser a Escola Municipal Castanheira e alfabetizador, que precisa ser formado em pedagogia e não ter vínculo com o Estado.
Contato dos interessados: 99633 4633 25