Gripe: Vacinação agora é para todos!

Data: Segunda-feira, 11/04/2022 13:00

A partir das 13 horas desta segunda-feira, 11, os PSF’s Urbano e Rural, em Castanheira, expandem a agenda da campanha de vacinação contra a gripe, definida inicialmente apenas para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

“Todos os públicos podem ser vacinados”, segundo o setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, incluindo crianças, adolescentes, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, enfim, todos!

No caso das crianças, o setor coordenado por Paula Licheski está lançando até uma campanha pautada numa pergunta fundamental – quem deve ser eliminado? – singularizando dois personagens ligados a duas campanhas fundamentais: Zé Gotinha e Coronavírus.

No caso específico do coronavírus, representado pela figura icônica do rosto do agressor em cores indicativas das vitiminas S, E e M,  importante lembrar que a luta contra a pandemia continua, apesar dos índices estarem zerados no município.

No caso da gripe (influenza) com projeção do personagem “Zé Gotinha”, a campanha tem por objetivo prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde. O alvo é minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid 19.

Em relação as crianças, aquelas de seis meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, devem tomar apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas primeira vez, a orientação é agendar uma segunda dose para 30 dias após a primeira.