A prefeitura do município de Castanheira, localizado a 780 quilômetros de Cuiabá, suspendeu os serviços por uma semana devido à invasão de hackers nos computadores. Além de bloquear todos os dados da prefeitura, os criminosos ainda exigiram 3 mil dólares para liberar o acesso ao sistema. Os invasores bloquearam o sistema de informática do município e inabilitaram o acesso aos dados dos softwares de gestão de vários serviços, entre eles, pagamentos, compras, patrimônio, tributos, contratos, expedição de documentos, financeiro, entre outros.
A prefeita Mabel Fátima Milanezi disse que os hackers tiveram acesso ao banco de dados da prefeitura, onde estavam armazenadas as informações e documentos de todas as secretarias municipais. Devido ao bloqueio dos dados, os servidores não conseguiram trabalhar e isso gerou muitos problemas, além do prejuízo na arrecadação de tributos. “Justamente na semana da arrecadação do IPTU ficamos sem poder lançar nada no sistema. A prefeitura, que já enfrenta problemas financeiros, vive praticamente dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios-FPM e da pequena arrecadação de tributos locais. Com isso a situação ficou pior”, garante.
Conforme a prefeita, foram muitos transtornos para o município, pois a execução dos serviços depende da rede.Para resolver a grave situação, segundo ela foi necessário buscar um técnico de outra região para solucionar o problema. A situação também comprometeu o pagamento de fornecedores. A invasão dos hackers já foi comunicada às autoridades policiais. “O caso foi registrado pela Delegacia de Combate aos Crimes Virtuais, que está investigando como foi a entrada no sistema da prefeitura. A Associação Mato-grossense dos Municípios, através da Coordenadoria Jurídica, está acompanhando o caso”, salientou a prefeita.