Prefeitura de Castanheira

NOTÍCIA

Projeto estimula leitura entre as crianças

Data: Sexta-feira, 02/09/2022 07:00
Fonte: Site Castanheira News

Alguém já disse que “os livros podem nos contar muitos segredos se nos abrirmos para a experiência de trazê-los para perto e nos debruçarmos sobre suas páginas”. E se depender de Anieli Rodrigues de OliveiraLuzineide Rodrigues Azevedo Tanieli Rodrigues Azevedo de Souza dos Santos, muitas crianças em Castanheira podem vivenciar essa experiência.

Elas estão viabilizando o projeto “Leitura na Biblioteca Pública Municipal Castro Alves”, contemplando os alunos da Escola Municipal Castanheira e crianças vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que agrega a filosofia do antigo PETI, pela compreensão de que a socialização por meio leitura amplia novos horizontes e favorece a comunicação afetuosa dos estudantes, 

Segundo os responsáveis, tudo surgiu com a bibliotecária Luzineide, ao perceber que o espaço do lugar que dispõe de centenas de obras, é apropriado para uma iniciativa do gênero, que visa estimular a leitura como reforço ao processo de alfabetização e letramento. As professoras Anieli e Tanieli de imediato abraçaram a causa. 

Entre os objetivos propostos, além da utilização do espaço para leituras, estão criar condições para o despertamento do gosto ela leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo, o que, automaticamente, contribui para o desenvolvimento do vocabulário. Claro que, no contato com os livros, é impossível, especialmente as crianças, não vivenciar emoções, estimulando a fantasia, de forma divertida. 

A partir deste cenário, várias iniciativas estão sendo estimuladas aos professores e profissionais ligados a Escola Municipal Castanheira e ao SCFV. No projeto idealizado uma das atividades propostas é o estímulo a associação entre as leituras efetuadas e artes cênicas, como peças teatrais. Outra de grande relevância é trabalhar a interdisciplinaridade no contexto das obras literárias.

Em síntese, bastam essas referências para que o projeto, que tem apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Assistência Social, seja abraçado por todos que desejam os chamados “dias melhores”, pois a leitura é um pilar relevante.