Dengue: Vigilância conscientiza quiterianos

Data: Sexta-feira, 09/12/2022 14:35

Período chuvoso chama dengue. Dengue chama conscientização. Conscientização sobre o tema, é com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e neste, um dos profissionais capacitados é Douglas Marques de Camargo, seu coordenador.

Como parte do Programa Saúde nas Escolas, ele e a equipe composta pelos Agentes de Combate a Endemias Sheyla Xavier, Izilda Cavalheiro e Vani Odete Ganzer, realizaram um trabalho de conscientização para os alunos de quatro turmas da Escola Estadual Maria Quitéria.

O encontro de formação de consciência aconteceu nesta quinta-feira, 08, no auditório da Câmara Municipal, tendo como clímax palestra “Como Combater o Aedes Aegypti”, ministrada por Douglas, e teve participação de professores e representação da coordenação da  instituição dirigida por Maikon Sérgio Zaniolo Arvani, através do professor Diego Zonta; Roseli Teófilo, responsável pelo ESUS no município.

Em outro momento importante, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar, um a um, o mosquito da dengue no microscópio, conhecendo a larga e a pupa, que representam dois estágios de seu ciclo reprodutivo.

Segundo Douglas, o período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, em Castanheira de novembro a maio. Ele chama a atenção para a importância do cuidado e especialmente para um olhar atento de todos em espaços e recipientes que podem gerar o acúmulo de água.

O que é

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos que ocorre em áreas tropicais e subtropicais.Pessoas infectadas com o vírus pela segunda vez têm um risco significativamente maior de desenvolver doença grave.

Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

O tratamento inclui ingestão de líquidos e analgésicos. Os casos graves exigem cuidados hospitalares.