Os 6.961 casos de Covid 19 nos últimos 14 dias no Estado de Mato Grosso, indica que é preciso estar atento a doença, embora os índices de casos graves e óbitos tenham diminuído de forma significativa nos últimos meses, atribuído ao avanço da vacinação.
Neste cenário, contudo, verifica-se que a incidência ainda existente deve-se principalmente a baixa procura entre os que precisam tomar o segundo reforço ou quarta dose.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de imunização, acaba de receber mais um lote de vacinas para contemplar esse público, nas faixas etárias a partir dos 30 anos. O objetivo é um só: diminuir o risco de adoecimento com as formas graves da doença e evitar perdas dos imunobiológicos.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 100% das UTI’s reservadas aos pacientes de Covid 19 estão ocupadas no Estado, o que sinaliza com a necessidade de cuidado de parte da população.
Desde o início da pandemia o Estado registrou 862 mil casos da doença, com 15.025 óbitos. Em Castanheira, depois de leve alta nos índices no final do ano, 2023 começa com 05 casos ativos. Desde o início da pandemia foram 1.955 casos no município, com o registro de 31 óbitos.
Crianças
Em breve o setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde volta a atender crianças de 06 meses a 02 anos de idade, segmento que tem apresentado alta de contágio nos últimos meses. No Estado vizinho de Mato Grosso do Sul, por exemplo, o ano de 2023 começou com o registro de 02 óbitos entre elas.
Atendimento
O programa de vacinação local atende aos adultos de segunda a quarta-feira, no período matutino e as crianças na quinta feira, ao longo de todo o dia, no PSF Urbano, no Bairro Guadalupe.
A doença
O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2.
A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresenta sintomas leves a moderados e se recupera sem tratamento especial. No entanto, algumas desenvolvem um quadro grave e precisam de atendimento médico.
Como ela se espalha
O vírus pode se espalhar pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada, em pequenas partículas líquidas expelidas quando elas tossem, espirram, falam, cantam ou respiram. O tamanho dessas partículas vai de gotas respiratórias maiores até aerosois menores.
A infecção pode ocorrer caso você inale o vírus quando estiver perto de alguém que tenha COVID-19 ou se você tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca. O vírus se espalha com mais facilidade em locais fechados e em multidões.