Escola José de Alencar está entre as melhores do Alfabetiza MT

Data: Quarta-feira, 12/06/2024 12:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

A Escola José de Alencar, no 4º Assentamento, no Vale do Seringal, em Castanheira, está entre as sete escolas da área de abrangência da Diretoria Regional de Educação, baseada em Juína, listadas entre as 100 melhores do Estado na categoria desempenho do programa Alfabetiza MT, num universo de 1000 instituições.

A ótima colocação, relativa ao ano letivo de 2023, premia os esforços de toda uma equipe, a partir da professora Adelia Batista, do 2º ano alfabetização,  há anos docente na na escola desde 2008, passando pelas professoras Jessica Thailis, à época coordenadora do Alfabetiza, localmente,  Joice Maria Vasconcelos Kershner, formadora, Rosenir Monteiro Melo, que foi gestora da pasta até início do segundo semestre, Roselei Pilegi, que a sucedeu , entre outros.

Criado pelo governo do Estado em 2021, o programa tem como objetivo principal alfabetizar todas as crianças na idade certa, ou seja, até o final do segundo ano do ensino fundamental, envolve oito eixos e classifica os melhores resultados, anualmente, das escolas municipais e estaduais, nas categorias crescimento, desempenho e equidade.

Das sete escolas contempladas com premiação nos limites da DRE-Juína, seis foram por desempenho e uma por crescimento. São elas: Escola municipal José de Alencar, de Castanheira, em 4º lugar; Escola 1º de Junho, de Brasnorte, em 30º; Escola Deoclides de Macedo, de Aripuanã, em 46º; Escola 7 de Maio, de Juruena, em 49º ; Escola Aparecido Neri Fonseca, de Cotriguaçu, em 56º;  e Escola Adolfo Wike, de Porto dos Gaúchos, em 61, todas na categoria desempenho. A Escola Manoel Bandeira, de Colniza, ficou em 9º lugar na categoria crescimento.

A premiação para as 100 melhores classificadas do Estado, em cada categoria, além do reconhecimento pelo trabalho no que o programa propõe, envolve a destinação de recursos financeiros variáveis entre R$ 1000 e R$ 1300 reais, por aluno, enviados diretamente para a instituição, que define, juntamente com pais e alunos, onde aplicar.

Foto: G1