Castanheira: Quinta de Celebração Histórica

Data: Quinta-feira, 04/07/2024 08:00
Fonte: Vivaldo S. Melo

Castanheira completa nesta quinta-feira, 04, o seu 36º aniversário. A celebração, que inclui uma extensa programação, traz à memória a saga dos pioneiros, que chegaram na região, então de densa mata, por estar na parte amazônica do Estado de Mato Grosso,  entre o final da década de 70 e início da década de 80 do século passado.

“Os tempos iniciais foram difíceis, não tínhamos nada, só a coragem em fazer daqui um lugar de oportunidades”, lembra a ex prefeita, em duas gestões, Zilda Stangherlin. Seu esposo, Antônio, falecido no ano passado, junto com o saudoso cunhado Elizeu Rezzieri, esse pioneiro responsável pelo maior empreendimento do período dos começos, a Madeireira Rezzieri, que empregava centenas de trabalhadores, sobrevoou a região quando ainda inóspita.

Hoje um município pujante, quando se leva em conta suas dimensões, com sua economia alicerçada especialmente no agro, Castanheira teve vários ciclos econômicos, citados na edição especial da Revista Innovare News “Castanheira: Fragmentos de uma História”, entre eles destaca-se o inicial, da madeira, ao qual se ligam benefícios como abertura de estradas e uma das vias de transporte, o fluvial, através da Balsa do “Seo” Elizeu.

Uma das narrativas de sua história lembra que o município nasceu de um desafio proposto ao Núcleo Juína do projeto de colonização do noroeste de Mato Grosso, designado Polo Amazônia.  A orientação era a ocupação daquilo que alguns chamavam de “espaços vazios” da grande região, através de subnúcleos. O movimento de parada dos trabalhadores liderados pela CODEMAT na abertura da AR-1, rodovia projetada para este fim, ligando Vilhena (RO) a Aripuanã, à sombra da árvore ainda preservada na entrada da cidade, pode ter contribuído para fazer de Castanheira um desses subnúcleos. E deu certo!

A administração municipal, consciente da importância do município na região noroeste, saúda seus munícipes, creditando a eles as conquistas alcançadas ao longo de quase quatro décadas de história, algumas com extremos sacrifícios, como mostram os relatos dos tempos iniciais.