O mês que se inicia nesta sexta-feira tem campanha mundial de conscientização sobre o câncer de próstata. É o novembro azul, criado para alertar e educar sobre a importância dos exames de rotina e de práticas preventivas, combatendo o preconceito que muitos homens ainda têm em relação ao cuidado com a saúde.
A campanha teve origem na Austrália, em 2003, com um movimento chamado "Movember" (uma junção das palavras "moustache" - bigode - e "November" - novembro). No Movember, homens deixavam o bigode crescer durante o mês de novembro como símbolo de apoio à saúde masculina e para chamar atenção para problemas como o câncer de próstata, o câncer de testículo, a depressão e o suicídio.
No Brasil, a campanha ganhou força a partir de 2008 e, além do câncer de próstata, também incentiva o autocuidado e busca quebrar tabus sobre a saúde masculina. Por meio de palestras, mutirões de exames, iluminação de monumentos na cor azul e ações de divulgação, a campanha busca conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, especialmente no câncer de próstata, que é um dos mais comuns entre homens, principalmente após os 50 anos.
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum entre os homens (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e ocorre quando células na próstata começam a se multiplicar de forma desordenada. Essa doença geralmente se desenvolve de maneira lenta e, em muitos casos, pode ser assintomática nos estágios iniciais, o que torna o diagnóstico precoce fundamental.
Entre os fatores de risco, estão:
Os exames preventivos incluem o toque retal e o exame de sangue para verificar os níveis de PSA (antígeno prostático específico). Ambos são essenciais para a detecção precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento e de cura.
Durante o mês de novembro, o movimento visa quebrar preconceitos, esclarecer dúvidas e promover o acesso à informação e aos exames, incentivando os homens a cuidarem mais ativamente da própria saúde.