A semana que se encerra teve a cerimônia de entrega dos certificados de dispensa de incorporação do serviço militar obrigatório, em Castanheira. Solenidade aconteceu nesta quinta-feira, 21, na recinto da Câmara Municipal de Castanheira, ocasião em que todos os dispensados fizeram o tradicional compromisso à bandeira.
O primeiro tenente do Exército Brasileiro Júlio Gomes Monteiro, comandante da 13ª Delegacia do Serviço Militar, com sede em Juína, marcou presença no ato, lembrando aos dispensados a importância do documento. “Guardem em lugar seguro, com muito apreço, pois vocês podem utilizá-lo no próximo mês, no próximo ano, seja para busca de emprego, alguma faculdade, serviço público e até mesmo passaporte”, disse, observando também que os mesmos se comprometeram, diante da bandeira, a estarem prontos em caso de qualquer necessidade.
O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é concedido a homens que, por motivos específicos, não foram incorporados às Forças Armadas ao completarem 18 anos, estando entre eles o excedente de contingente, ou seja, casos em que existem mais candidatos do que vagas, inaptidão física ou mental, e outros casos previstos na legislação militar.
Para o prefeito Juninho a cerimônia de juramento à bandeira pelos jovens dispensados do serviço militar obrigatório é um evento de grande relevância, com significados que vão além do caráter formal, pois ao faze-lo os jovens reafirmam seus compromisso com o país e pela sensibilização quanto ao papel de cada cidadão na construção de um país mais justo. “É uma oportunidade para refletir sobre direitos e deveres”, concluiu.
A cerimônia também contou com a presença do representante do legislativo, Lourival Alves da Rocha, do responsável pela Junta do Serviço Militar, Éder Bastos, da Secretária de Administração, Sonia Pereira, familiares dos dispensados e do pastor Caubi G. Araújo, que dirigiu o cerimonial.