As já bonitas árvores da Praça 04 de Julho, no centro de Castanheira, em cujas sombras muitas antigas e novas histórias podem ser contadas, ganharam desde o início da noite sexta-feira, 29 de novembro, o brilho do Natal, celebrado, como uma data, em dezembro, uma vez que o sentido da data – o nascimento de Jesus Cristo - tem efeito contínuo
Uma iluminação tão chamativa, sobressaindo-se a muitas dos anos anteriores, merecia o canto que ecoou do palco, por volta das 20 horas, em diversas vozes, na cantata interpretada de crianças a idosos, lembrando o espírito da data magna do cristianismo, que fala de uma boa nova dos céus à todos os viventes da terra.
Se o objetivo foi resgatar o sentido da data, onde o intruso e simpático Papai Noel tem ganhado espaço, proclamando que o menino que nasceu é Jesus Cristo, e que sua mensagem de esperança só ganha plenitude na aceitação de sua história, o objetivo foi alcançado. Fotos e vídeos, nas redes sociais, refletem o encantamento. É assim que tem que ser. Em contrário, não tem sentido as luzes. E o movimento será mero fogo de palha.
Feliz com o resultado, Amaziles Eleto, a Tuíta, que regeu dezenas de mãos que tornaram possível o espetáculo inicial, faz coro a todos da gestão, desejando que o mesmo brilho marque os dias que virão. E como o homenageado do Natal, Cristo, lembra a luz que veio ao mundo, oferecendo paz, amor, mas especialmente salvação, externa desejos da Gestão Municipal de um Feliz Natal e um venturoso Ano Novo.