Resultado de adesão do município ao Termo da Lei complementar nº 195/2022, em passado recente, Castanheira estará disponibilizando, nos próximos dias, edital aos produtores culturais interessados em desenvolver projetos culturais da pauta da Lei Aldir Blanc. Em sua ultima reunião ordinária, na última segunda feira, 09, o legislativo aprovou decreto sobre o tema encaminhado pelo executivo.
Mas, o município já colheu resultados da adesão a outra política do setor, desenvolvida pelo Governo Federal, em parceria com Estados e Municípios, de outra lei federal, a Paulo Gustavo, com as apresentações de quatro projetos contemplados nas áreas de fotografia, audiovisual, formação e esporte.
Nesta semana, por exemplo aconteceu mais uma apresentação do documentário “Castanheira: Músicas que contam Histórias”, na Escola Estadual Mário de Andrade, na Comunidade Nova Conquista, no Vale do Seringal. Este projeto, já tinha sido apresentado na IPCB de Castanheira e um de seus capítulos mais importantes, o resgate da canção “Homenagem a Castanheira”, foi mostrado ao público em julho último, na Praça 04 de Julho, por ocasião do aniversário da cidade.
A Secretaria Municipal de Educação, que apoiou a apresentação, no dia em que a Escola desenvolvia diversas atividades de fechamento do ano letivo, se fez representar no ato pelo vereador e professor Lourival Alves da Rocha, que aproveitou o momento para dialogar com os alunos sobre os momentos iniciais da educação no Vale do Seringal, que agrega quatro assentamentos rurais, com forte presença na pecuária e agricultura familiar.
Responsável pela produção, o pastor e jornalista Vivaldo Silva aproveitou o momento para mostrar outros dois projetos culturais do Site Castanheira News, os vídeos clipes das canções “Saudade que Move” e “Que falta faz”, o primeiro retratando o sentimento de saudade dos castanheirenses que vivem longe da terra e o segundo a saudade dos que que já partiram deste mesmo contexto, com homenagem singularizada a familiares enlutados de cinco jovens da comunidade local.