Muitas substituições de pontes e bueiros em Castanheira acontecem em locais impregnados de história. Na linha 01, a Secretaria Municipal de Obras está concluindo uma delas.
Em meio a uma rotina estabelecida nos últimos anos, o município de Castanheira vem substituindo pontes e bueiros de madeira por estruturas de concreto, numa média de 50 por ano. Agora, uma delas, em obras atualmente, carrega um valor histórico sempre lembrado pela população.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras, supervisionada pelo agora chefe de gabinete do prefeito Juninho, Jandir Scheffler — que diz "amar esse projeto" —, está concluindo mais uma unidade na Linha 1, no local conhecido como "Ponte da Neguinha".
Quem conta a razão do nome é a própria "Neguinha", expressão carinhosa pela qual é chamada a castanheirense NoImi Batista. Foi no tempo do Dr. Jorge Arcos como prefeito que ela e alguns familiares sofreram um acidente sobre a ponte.
"Era um dia de bastante chuva, com muita lama na pista. Eu dirigia um Gol a caminho do Sítio, levando minha mãe, meu sobrinho e minha irmã. Inexperiente, pisei no freio, e o carro 'dançou' em cima da pequena ponte, atravessou e caiu", lembra.
Após o susto, foram atendidos pelo próprio prefeito, à época, que também era médico. Desde então, embora outros acidentes tenham ocorrido no local, segundo NoImi, todos passaram a chamá-la de "Ponte da Neguinha".
Entre risos, ela brinca com as lembranças: "No dia da inauguração, tenho que ir lá cortar a fita!". E ainda manda um recado para o Mineirinho e sua equipe, estendido ao Jandir: "Tem que pintar de rosa!". Segundo ele, no máximo até a próxima terça feira a obra estará concluinda. "Depende da chuva!", observa.