Capacitação em Imobilização Aprimora Atendimento a Acidentados no Pronto Atendimento de Castanheira
Mais uma demanda antiga dos enfermeiros e técnicos do Pronto Atendimento de Castanheira foi atendida nesta semana. O município promoveu uma capacitação na área de imobilização com gesso ou talas, destinada a ensinar aos profissionais a técnica correta para estabilizar fraturas e lesões em acidentados.
Leandro Tenório, reconhecido profissional da área no município, elogiou a iniciativa e a ministração de Antonio Carvalho Neto, técnico de gesso do Hospital Municipal e da UPA de Juína. Ele destacou que a imobilização adequada, em casos de fratura ou luxação, acelera a recuperação do paciente.
“Antes, não tínhamos nenhum treinamento. Fazíamos a imobilização apenas para aliviar a dor do paciente durante o transporte até Juína, para onde realizamos os encaminhamentos. Agora, estamos mais capacitados e podemos oferecer maior tranquilidade ao paciente desde a espera no Centro de Referência até uma eventual cirurgia”, explicou.
Tenório ressaltou ainda que uma imobilização inadequada pode agravar o quadro do paciente, causando rompimento de artérias ou piorando a lesão. “No caso de uma fratura pontiaguda, por exemplo, ela pode perfurar outros tecidos ou mesmo a pele, transformando-se em uma fratura exposta”, alertou.
Conteúdos
Numa capacitação sobre imobilização correta de fraturas e lesões em acidentas, entre os ensinamentos estão técnicas de imobilização, como uso corretos de talas, tipóias, colar cervical e outros dispositivos para estabilizar lesões; avaliação primária do acidentado, como checagem de seus sinais vitais; prevenção de danos secundários; imobilizações improvisadas e transporte seguro.
A iniciativa reforça o compromisso em melhorar a qualidade do atendimento prestado à população, garantindo maior segurança e eficiência no cuidado aos acidentados.