Intensificação das ações de combate a Hanseníase em Castanheira

Data: Sexta-feira, 07/03/2014 00:00
Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A secretaria Municipal de Saúde de Castanheira intensificou os trabalhos de combate a HANSENÍASE, atualmente além da avaliação para casos de suspeita da doença os profissionais da saúde realizam busca ativa para possíveis diagnósticos precoces. Foram registrados alguns casos em nosso município, trazendo certa preocupação aos responsáveis em saúde da nossa cidade. Em caso de diagnostico positivo, os enfermeiros e médicos das unidades de saúde, prescrevem a medicação que será entregue mensalmente ao paciente totalmente de graça.

A Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos.

A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

A transmissão pode acontecer pelas vias respiratórias e, algumas vezes, por contágio direto, através de contato com ferimento na pele do doente. Porém, para a transmissão ocorrer é necessário o convívio prolongado com o doente das formas contagiantes, que não faz tratamento e geralmente está vivendo em condições precárias de higiene.

A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar - MB) e que, estando sem tratamento, elimina o bacilo por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim infectar outras pessoas suscetíveis.

A hanseníase não é transmitida por:

• Meio de copos, pratos, talheres, portanto não há necessidade de separar utensílios domésticos da pessoa com hanseníase.

• Assentos, como cadeiras, bancos.

• Apertos de mão, abraço, beijo e contatos rápidos em transporte coletivos ou serviços de saúde.

• Picada de inseto.

• Relação sexual.

• Aleitamento materno.

• Doação de sangue.

• Herança genética ou congênita (gravidez).

Importante!
Assim que a pessoa começa o tratamento deixa de transmitir a doença. A pessoa com hanseníase não precisa ser afastada do trabalho, nem do convívio familiar.