Município participa do Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Data: Terça-feira, 09/03/2021 08:00

O município de Castanheira, através da Secretaria Municipal de Agricultura, vai começar a participar das ações do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e Universidade Federal de Mato Grosso.

Segundo a Secretária Nicoli Pereira ele contém um Plano de Mobilização Social e Divulgação, com a realização de audiências públicas, com o propósito de informar o processo de elaboração do PERS, seus objetivos e desafios, divulgando suas metas e estimulando os segmentos sociais a participarem de seu planejamento.

Englobando todos os municípios do Estado, o Plano organiza consultas, grupos de trabalho, fóruns, conselhos, entre outros, possibilitando o debate de opiniões individuais e coletivas sobre o tema, e fomentando a participação popular nos processos de planejamento, acompanhamento e fiscalização.

Em breve será disponibilizado um espaço para que os castanheirenses respondam um questionário, elaborado pela UFMT, sobre questões como a coleta de resíduos na cidade e as formas indicadas para melhorar a gestão do serviço.

O que são Resíduos Sólidos

Resíduos sólidos são todos os materiais que resultam das atividades humanas e que muitas vezes podem ser aproveitados tanto para reciclagem como para sua reutilização.

A denominação “resíduo sólido” é usada para nominar o “lixo” sólido e semissólido, proveniente das residências, das indústrias, dos hospitais, do comércio, de serviços de limpeza urbana ou da agricultura.