Secretaria de Educação inova em projeto escolar

Data: Segunda-feira, 02/10/2017 00:00
Fonte: Agecom e Secretaria Municipal de Educação

O colorido e os desenhos do muro principal da Escola Municipal “Castanheira” têm chamado a atenção de todos que passam em frente à escola. Seus 155 m² ganharam “vida” com o projeto de revitalização promovido pela Secretaria de Educação através do talento do artista Claudinei de Souza Silva, mais conhecido como Galego.

As formas retangulares e coloridas transmitem uma vivacidade e alegria ao espaço escolar; importante em se tratando de uma escola que atende crianças dos 4 ao 10 anos. O uso de várias cores é uma tendência que pouco a pouco vem marcando o visual da Escola, como já podia ser visto pela comunidade escolar nas 32 portas da escola pintadas de diferentes cores. Além da estética e da “alegria” com que se pretende envolver o espaço escolar, “o uso de várias corres também transmite a ideia de respeito à diversidade social, cultural e étnica que caracteriza uma escola que atende a aproximadamente 400 alunos e onde trabalham 45 profissionais da educação. Nada mais justo que esse mosaico de diferentes histórias de vida e visão de mundo de alunos, profissionais da educação e pais estarem representados também nas paredes da escola”, afirma o Secretário de Educação Diego Zonta.

A Secretaria também buscou imprimir uma relação de proximidade com a literatura infantil através da seleção dos desenhos. São ilustrações de reconhecido valor estético que o artista Galego não somente conseguiu transpor às paredes, como também imprimir seu próprio talento e originalidade. As opiniões se dividem quanto à escolha do mais bonito: a alusão ao Chapeuzinho Vermelho, um dos clássicos da literatura infantil universal, divide a admiração dos que passam em frente à entrada principal da escola com outros 04 desenhos.

Já na parte interna da escola, o menino sentado no vaso sanitário ao tempo que lê um livro com um sapo com coroa desenhado na capa (talvez o príncipe que virou sapo?) pintado propositalmente ao lado do banheiro dos professores, diverte e chama a atenção dos alunos.