Prefeita Mabel participa de mobilização em Brasília

Data: Quarta-feira, 22/11/2017 00:00
Fonte: Agecom - Prefeitura Municipal de Castanheira

Depois de chegar da China, onde esteve com uma caravana de Mato Grosso que foi apresentar projetos de desenvolvimento ao empresariado daquele país, visando parcerias de futuro, a prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi Almici, encontra-se em Brasília. Ela compõe uma caravana de prefeitos de Mato Grosso, liderados pelo presidente da Associação Mato-grossense de Municípios, AMM, Neurilan Fraga.

Na capital federal participam de uma mobilização municipalista, coordenada pela Confederação Nacional de Municípios, que inclui debates e reuniões com lideranças políticas sobre a crise financeira e econômica enfrentada pelos municípios, além da busca de providencias sobre projetos de interesse dos mesmos que tramitam na Câmara e no Senado.

Segundo Mabel, um dos temas mais emergentes destes encontros é o repasse aos municípios do Auxilio Financeiro de Fomento às Exportações, FEX. R$ 496 milhões devem ser repassados para o Estado e municípios de Mato Grosso. No entendimento da CNM o único caminho para agilizar o repasse do recurso é por meio de uma Medida Provisória.

Na tarde desta quarta-feira (22), acontece um encontro com o presidente da República, Michel Temer. Em nome dos prefeitos, Nerilan Fraga solicitará que o chefe da nação encaminhe a matéria com urgência ao Congresso Nacional. “Estamos lutando pela liberação do FEX para que as prefeituras consigam fechar o ano em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. Este recurso representa um alívio financeiro para os gestores neste final de Ano”, diz ele.

Também faz parte da pauta do movimento o aumento em 1% do FPM (Fundo de Participação dosMunicípios), e a derrubada do veto ao Encontro de Contas, precatórios, resíduos sólidos e a atualização dos programas federais.