Castanheira já vive o clima de mais um Torneio Leiteiro

Data: Quarta-feira, 18/04/2018 00:00
Fonte: Agecom

Fafá, Libra, Rondônia, Ipanema, Fortuna, Bem feita e Gatinha! Essas algumas das matrizes que já se encontram no Parque de Exposições de Castanheira, dando início ao ambiente festivo que costuma caracterizar o Torneio Leiteiro, maior evento dos produtores da cadeia do leite do município, promovido pela Secretaria municipal de Agricultura. A 16ª edição terá início oficial nesta quinta, 19, encerrando-se no domingo, 22.  A partir do primeiro dia o público, a exceção dos produtores, poderá fazer refeições no local, ao custo módico de R$ 10 reais.

Entre os 27 produtores inscritos na competição, que se encerra no domingo, com almoço, Amilton Sant’Ana reforça a expectativa do Secretário de Agricultura, Paulo Horodenski, de um evento bem sucedido. Amilton participa desde 1995 e contabiliza 3 primeiros lugares. Neste ano traz para o evento a matriz “Fafá”. Magno Campos Pereira, vencedor da edição passada, com a matriz “Limpeza”, participa de sua sexta edição com “Gatinha”.

O clima nesta terça-feira, 17, entre os primeiros participantes, era de absoluta tranquilidade.  Proprietário do Sítio Barbosa, na Linha 3, Manuel Barbosa Neto traz uma concorrente criada nos pastos de Rondônia. Leva o nome do Estado vizinho. Fernando Armondes Teixeira, ao lado de “Libra” destaca que as vacas do torneio deste ano “são mais apuradas”.  Ronan Cézar, com “Bem Feita”, Jailton Rodrigues com “Ipanema”, e Claudio Henrique, o Gato Seco, proprietário de “Fortuna”, já no clima do evento, convocam a participação popular.

Destaques do evento

Pelo programa definido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do município a ordenha de esgota, que dá início ao torneio, acontece no final da tarde do dia 19, quinta feira.  Ao longo dos dias seguintes, apenas a melhor ordenha de cada matriz será descartada. A ordenha final acontecerá na manhã do dia 22.  Os vencedores receberão, respectivamente, R$ 9 mil (1º lugar), uma moto POP (2º lugar), R$ 3 mil (3º lugar), um transferidor e um compressor (4º lugar) e um triturador (5º lugar). Entre os produtores participantes haverá o sorteio de uma moto.

São parceiros da edição EMPAER,  Sistema Famato (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR), Câmara Municipal de Castanheira e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), Banco Sicredi e Laticínios Casterleite e Princesa Alessandra.