Ecos do 16ºTorneio Leiteiro

Data: Segunda-feira, 23/04/2018 00:00
Fonte: Agecom

“Foi o primeiro torneio sem discussões nos últimos tempos!”. A observação, do produtor rural Aldenor Pereira da Luz, da Estância Pousada do Boiadeiro, da linha do Tucanã, realça um dos destaques da 16ª edição do Torneio Leiteiro, realizado de 19 a 22, no Parque de Exposições. Conhecido como “Denozinho”, ele conseguiu a 4ª posição no evento, com a matriz “Magnólia”, com uma produção de 68.905 quilos em cinco ordenhas.

+++

Deputados Silvano Amaral,  Alan Kardec, Saturnino Masson, Wagner Ramos, Nilson Leitão e Valtenir Pereira estiveram entre as autoridades que marcaram presença no Parque. Por lá também passaram o produtor rural Normando Corral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), presidentes de Sindicatos Rurais da região noroeste, o prefeito de Juína, Altir Peruzzo, e a anfitriã da festa, prefeita Mabel de Fátima Melanezi Almici, entre outros.

+++

Para os alunos do ensino médio do IFMT, Instituto Federal de Educação, campus de Juína, que visitaram o Parque, participar de um evento que visa valorizar o produtor rural e incentivá-lo a investir na qualidade do leite foi uma experiência relevante. Eles estiveram na sexta e no sábado (20 e 21) no Parque de Exposições, onde foram recebidos pelo Secretário de Agricultura do município, Paulo Horodenski.

+++

As regras de um Torneio Leiteiro e suas variantes se constitui num capítulo importante dos eventos que acontecem em todo país. Durante a 16ª edição em Castanheira uma cogitação já foi anunciada em relação a edição de 2019. Trata-se da probabilidade de eliminar-se o descarte da melhor ordenha. Outra novidade pode ser a realização de um leilão de vacas leiteiras durante o evento.

+++

Os participantes das atividades semanais do grupo da melhor idade Saber Envelhecer, da Secretaria Municipal de Assistência Social, aqueceram o torneio na tarde da quinta-feira, 19, dia da ordenha de esgota. Como os encontros de socialização semanais acontecem neste dia da semana, eles estiveram no Parque e lá não deixaram de fazer o que mais gostam: bailar, desta vez com a logística musical do Erupsom.

+++

Atividade importante de todas as edições, a reciclagem dos que integram a cadeia da produção leiteira do município esteve em destaque na agenda da programação.  Técnicos da Empaer estiveram no local falando sobre “Associativismo e Cooperativismo” e “Manejo de Pastagens”. Como disse um dos participantes, “sempre é bom aprimorar  conhecimentos”.

+++

O legislativo e o executivo estiveram representados de forma ativa no 16º Torneio Leiteiro de Castanheira. Entre os fiscais, atuaram os vereadores João Carlos Maria (Palito) e Simone Schafell Nogueira, e os secretários municipais Sonia Pereira (Administração) e Jonas de Oliveira Pinheiro (Esporte). Leandro Tenório, coordenador da atenção básica da Secretaria de Saúde, foi o comunicador oficial. No comando do projeto, Paulo Horodenski e sua equipe da Secretaria de Agricultura, com apoio permanente do vice-prefeito Jandir Scheffler, estiveram atentos a todos as necessidades que surgiram. “Trabalho excelente!”, avaliou Amilton Santana, um dos produtores participantes.