Suspeita de mormo adia Exposição Agropecuária de Castanheira

Data: Quarta-feira, 11/06/2014 00:00
Fonte: Ascom Famato

Suspeita de mormo adia Exposição Agropecuária de Castanheira

A Exposição Agropecuária de Castanheira (Expocas), que seria realizada entre os dias 03 e 06 de julho, foi transferida para o mês de setembro. O adiamento foi necessário por que o parque de exposições do município está interditado desde que foi levantada a suspeita de casos de mormo no município. Além do parque de exposições, duas propriedades também estão interditadas. O material dos animais suspeitos com a doença foi encaminhado para o Laboratório Nacional Agropecuário de Pernambuco (Lenagro-PE).

O presidente do sindicato rural de Castanheira, Raphael Nogueira, disse que a decisão de adiar a realização da festa visa garantir a saúde da população. "Como o mormo é uma doença que pode ser transmitida para o homem, decidimos aguardar o resultado do exame para poder realizar a Expocas com segurança", explica Nogueira.

O mormo é doença infectocontagiosa que acomete equídeos (asininos, muares e equinos) e que pode ser transmitida ao homem por meio do contato direto com mucos, inalação de aerossóis contaminados ou através da pele com lesões. O tratamento não é indicado, pois os animais se tornam portadores crônicos e fontes de infecção para outros animais. O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso sacrifica os animais doentes.

O sindicato rural de Castanheira reforça que o desfile da rainha do rodeio será realizado junto com as comemorações do aniversário do município, entre os dias 03/07 e 06/07 na praça municipal.

Fonte: Ascom Famato